domingo, 4 de abril de 2010

Dicas de Português - Aspectos Semânticos - 4


DENGUE
- Caso facultativo: o dengue ou a dengue. A forma feminina é a mais usual: "a dengue", "dengue hemorragica".

DESAPERCEBIDO
- É "quem não se apercebeu, desprovido, desinformado". Evite usar. Para "aquilo que não foi percebido", use despercebido.

DESPERCEBIDO
- É "o que não se percebeu, o não percebido": "Os detalhes passaram despercebidos."

DESCRIMINALIZAR
- É um neologismo. É o mesmo que descriminar (= deixar de ser crime).

DISCRIMINAR
- Significa "separar, segregar, listar": Ele foi discriminado por ser negro"; "O cliente pediu que os itens fossem totalmente discriminado na nota fiscal".

DESCRIÇÃO
- É o "ato de descrever": "Foi preciso fazer uma descrição detalhada do crime."

DISCRIÇÃO
- É a "qualidade de quem é discreto": "Ela agiu com muita discrição."

DESMITIFICAR -
É "deixar de ser mito", "é eliminar o caráter de mito": "A crônica esportiva brasileira tentou desmitificar a craque Maradoda.

DESMISTIFICAR -
É "acabar com a mística, com a farsa", é "desmascarar, desmoralizar": "O oponente conseguiu desmistificar sua sapiência."

DISPONIBILIZAR -
Neologismo já dicionarizado. Para quem não gosta, ainda se pode dizer que "os documentos estão disponíveis", em vez de "os documentos foram disponibilizados".

DIVISA
- Usamos para estados: "Na divisa de Pernambuco com a Paraíba."

FRONTEIRA
- Usamos para países: "Na fronteira do Brasil com o Paraguai."

LIMITE -
Use para municípios: "Aqui onde o Rio de Janeiro faz limite com Duque de Caxias."

DOMICÍLIO -
O correto é "entrega em domicílio". É o mesmo que fazer entrega "em casa, no escritório, no quarto do hotel". Só usamos a domicílio com verbos de movimento: " Conduziram o doente a domicício" (melhor) "... ao seu domicílio").

ECOLOGISTA
- Só usar em referência a um estudioso do assunto. Se for apenas um defensor da natureza, use ambientalista.

ELENCAR
-
Modismo. É um neologismo a ser evitado. É melhor "enumerar, listar".

EMINENTE
- É "importante": "É uma pessoa eminente dentro do governo."

IMINENTE -
É o "que está para acontecer em breve": "Trata-se de uma crise iminente"; "Ele está na iminência de ser promovido".

EM VEZ DE
- Significa "em lugar de". Deve ser usado para qualquer tipo de troca, de substituição: "Foi à praia em vez de ir à escola"; "Apertou o botão azul em vez do vermelho"; "Edilson preferiu correr com a bola en vez de chatar"; "Imagine só tentar falar ao telefone e, em vez de uma pessoa do outro lado da linha, ouvir o sermão de uma rádio evangélica".

ENQUANTO -
Indica "tempo simultâneo". Exige correlação de tempo verbal: "Eu trabalho enquanto você dorme" (no presente); "A inflação cresceu enquando a renda dos assalariados caiu" (no pretérito).
Evite: 1. Falta de correlação dos tempos verbais: "Enquanto o diretor insiste (= presente) no projeto, os acionistas contestaram (= pretérito) as ideias básicas";
Evite 2. A forma "enquanto que": "Fumava enquanto que todos buscavam a solução para o problema";
Evite 3. O modismo de usar enquanto com o sentido de "na função de" ou "sob o aspecto de": "Ele, enquanto diretor, tem total responsabilidade sobre os fatos,"

ENTRETANTO
- É sinônimo de "no entanto". Não existe "no entretanto".

EPIDEMIA/ENDEMIA/EPIZOOTIA
- Epidemia - doença infecciosa de caráter transitório que atinge um grande número de pessoas numa área extensa. Endemia - doença infecciosa que ocorre habitualmente e com incidência significativa em determinada população ou região. Epidemia e endemia só devem ser usadas para seres humanos. Para animais, usamos epizootia.

É QUE
- Como locução de realce, é invariável: "Eu é que resolvi o caso"; "Nós é que fizemos o trabalho"; "Os diretores é que assinaram o contrato".
Observação:
- Se o sujeito for colocado entre o verbo ser e o que, a concordância é normal: "Fui eu que resolvi o caso"; "Somos nós que fazemos tudo"; "São os diretores que assinam todos os contratos".

ESCASSEZ
- Ocorre quando "há pouco": "As prateleiras dos supermercados quase vazias comprovam a escassez do produto." Quando "não há", ocorre falta: "A falta do produto é comprovada pelas prateleiras totalmente vazias."

ESTADA
- Significa "permanência": "Isso ocorreu durante sua estada em São Paulo."
- Originariamente era a "permanência de navios nos portos para carga e descarga". Hoje em dia, os nossos dicionários já aceitam estadia como sinônimo de estada. Não é errado: "O nosso hotel deseja a todos os visitantes uma ótima estadia. "A preferência é o uso de estada.

ESTRELA -
Só para mulheres. Não use para homens: "Oscar é a maior estrela do basquete brasileiro." Para homens, é preferível usar astro.

Etc.
- Vem do latim "et cetera" e significa "e outras coisas".
Observação:
- O uso da vírgula antes do etc. é facultativo;
- Não devemos usar conectivo "e" antes ("e etc.");
-Devemos evitar o uso de etc. (= e outras coisas) para pessoa: "Compareceram o presidente, os diretores, os gerentes, etc.";
- Quando o etc. termina a frase, não devemos duplicar o ponto (etc..);
- Não se usa etc. com reticências (etc...). Ou usamos etc. ou reticências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário